Realidade Aumentada

Tecnologia e Design

Realidade Aumentada

Realidade Aumentada

A realidade aumentada está em um ritmo muito acelerado rumo às transformações que agregam mais produtividade com menos uso de recursos dentro das indústrias, transformando a gestão e produção.

E não para por aí, a realidade aumentada veio para colocar as empresas em um novo patamar para divulgar os seus diferenciais e relacionar-se com o seu público-alvo de maneira mais elaborada.

O Big Data chegou para ficar e, por meio dele, as empresas têm à disposição valiosos insights para compor estratégias de marketing, vendas ou de relacionamento. Afinal, são os hábitos de navegação da audiência da sua empresa que ajudam a orientar a elaboração das próximas campanhas.

O mais importante, aqui, está no uso de tecnologias e técnicas que fortaleçam essa aproximação com o público. Gerar experiências está em evidência para várias indústrias.

E é aí que o conceito de realidade aumentada ganha um apelo maior. O próprio consumidor já se relaciona com esse tipo de tecnologia — como os filtros de redes sociais visuais, como o Snapchat ou o Instagram — ou mesmo em games no celular, que é o caso do Pokemon GO.

Realidade Aumentada

Como funciona?

Funciona por meio da visualização de dados digitais mesclados ao mundo real. Levando isso ao mundo corporativo — e à indústria, especificamente, a realidade aumentada pode ajudar no contato com o público , na tomada de decisão cotidiana e até mesmo no treinamento e na capacitação de colaboradores.

Com o uso da realidade aumentada, os colaboradores da indústria podem acessar o computador de forma simples, com as mãos livres, enquanto isso eles podem trabalhar em qualquer posição. Dessa forma, executar as tarefas fica mais rápido e eficiente, revertendo em uma melhora muito significativa na produtividade e qualidade dos serviços executados da indústria. Além de tudo isso, ajuda a diminuir os gastos imprevisíveis na produção.

Os benefícios do uso da realidade aumentada vão muito longe e se misturam com as suas aplicações. Pense, por exemplo, em um catálogo de produtos: você pode ter uma versão digital e integrada, facilmente acessada via smartphones.

Como resultado, as pessoas baixam os seus aplicativos, interagem com as suas soluções e podem até mesmo levar para casa algo leve, flexível e que vai estar sempre à mão quando ele necessitar de uma pesquisa.

A realidade aumentada está se mostrando uma possibilidade multifacetada e de uma versatilidade vasta. Negligenciar essa tecnologia é estagnar os avanços da sua indústria.

Realidade Aumentada

Benefícios

E, se você ainda acha a afirmativa acima um pouco extrema demais, confira alguns benefícios em fazer uso da realidade aumentada no dia a dia corporativo de sua indústria:

  • • A realidade aumentada pode aproximar o usuário do que você quiser — o oposto, portanto, da realidade virtual. Isso permite uma interação maior, trazendo objetividade à sua mensagem;
  • • O uso dessa tecnologia gera produtividade, menos gastos, redução de riscos e erros e, ainda, contribui com a qualificação dos seus colaboradores;
  • • Em eventos, é um diferencial. Um atrativo e uma poderosa ferramenta de divulgação;
  • • Você pode usá-la tanto via dispositivos próprios (os já citados óculos) ou por meio de smartphones e tablets;
  • • Não há limite para a profundidade da imersão. O que amplia as possibilidades de uso.

Em resumo, a realidade aumentada está construindo novos rumos de desenvolvimento industrial à medida que desconstrói os mesmos valores e processos.

Não à toa, termos recentes estão cada vez mais comuns no vocabulário dos empreendedores alinhados ao conceito de indústria 4.0, como a computação imersiva, ou mesmo a realidade mista — o real e o digital integrados.

Com um planejamento de marketing industrial bem elaborado, faz jus ao jargão “o marketing é a alma do negócio” e, por isso, vale usar de todas as ferramentas disponíveis. Assim, é o caso de tecnologias de ponta que podem melhorar a experiência do usuário, como a realidade virtual que vem sendo utilizada por vários nichos do mercado industrial.

Conheça alguns de nossos trabalhos

Trabalhos da Agência Labra
Trabalhos da Agência Labra
Trabalhos da Agência Labra

Ficou interessado?

Solicite um orçamento!