Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma ótima estratégia por ser focada na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos, ebooks e posts nas redes sociais). Tudo isso sem a necessidade de promover diretamente a marca.

Com essa ferramenta, a indústria ajuda o seu público-alvo a identificar e resolver problemas, além de promover e criar a sua autoridade no assunto.

Isto é, ele colabora com o desenvolvimento das indústrias ao estabelecer comunicação com o seu mercado. Agregando muito mais informações do que os meios tradicionais que abordam apenas as soluções fornecidas.

Marketing de Conteúdo .

“O marketing de conteúdo é a evolução, e quem não se dispuser a praticá-lo, ficará para trás no mundo dos negócios”

Paulo Macedo

O que é Marketing de Conteúdo?

A importância dessa ferramenta, traduzindo em poucas palavras, é produzir conteúdo para que o seu público-alvo o encontre de forma natural e orgânica. Ou seja, será através da busca pela solução da dor da persona, que a sua indústria será apontada como capaz de ajudar a resolvê-lo. O Marketing de Conteúdo é a base para o sucesso do Inbound Marketing!

A ideia aqui é nutrir possíveis clientes ao informar as pessoas que sua indústria não está no mercado apenas para vender produtos ou serviços e, sim, ajudar. A consequência disso será a compra de suas soluções em retorno.

Vale destacar que, apesar do Marketing de Conteúdo ser um conceito novo, muitos desses materiais já são utilizados na indústria. Como, por exemplo, catálogos, revistas e manuais. Eles sempre foram uma forma indireta de geração de conteúdo.

Como podemos contextualizar o marketing de conteúdo, muito antes do inbound marketing?

Vamos contextualizar historicamente com um exemplo clássico.

Em 1895, a John Deere, empresa líder no segmento de máquinas agrícolas, publicou a primeira edição da revista “The Furrow”. A publicação segue em circulação até hoje e é focada em assuntos relacionados à agricultura.

Com essa revista, a John Deere ousou, e optou por compartilhar conteúdo com o público interessado em agricultura em vez de simplesmente criar anúncios “empurrando” os produtos que são fabricados pela empresa.

Gerar marketing de conteúdo engloba muito mais do que está ao redor da sua indústria, está em todas as possibilidades do ecossistema que a empresa vivencia. Nem todos os leitores da revista deveriam possuir um trator John Deere, mas ao encontrarem as respostas por dúvidas que muitas vezes nem sabiam. A certeza na tomada de decisão ao fazer uma compra, optaram pela marca que lhe dariam a confiança necessária.

O que aprendemos com isso, a revista cumpria com o propósito de educar, influenciar e ganhar a autoridade na decisão de compra. Podemos listar vários exemplos de empresas que fizeram isso ao longo do tempo:

  • 1900 A Michelin: com o seu “Guia Michelin”;
  • 1962 Leite Moça: com seu “livro de receitas”;
  • 1987 LEGO: com sua revista Brick Kicks - Hoje como Lego clube.

Marketing de Conteúdo ajuda as indústrias a falarem com seu mercado. Agregando muito mais informação do que meios tradicionais que falam apenas sobre os seus produtos.

Qual a principal utilidade do Marketing de conteúdo?

A construção de um blog permite que a sua empresa fale cada vez mais, e melhor, com o seu cliente. Mas as principais utilidades do Marketing de Conteúdo são:

.

Aumento da sua visibilidade na internet

.

Ampliação da interação com sua marca

.

Nutrição da sua base de leads

.

Redução do custo de aquisição de clientes

.

Ganho de confiança do público e aquisição de propagadores de sua marca

.

Melhora a experiência no pós-venda

Como o Marketing de Conteúdo ganhou seu espaço?

O marketing de conteúdo tem ganhado o seu espaço no mercado brasileiro isto de fato já se comprova pelos números apresentados pela ContentTrends 2017. Vamos explorar alguns dados interessantes:

  • Dentre os 29% restantes, 68,9% apresentam a pretensão de adotar a estratégia;
  • 71,7% das empresas bem-sucedidas com a estratégia estão presentes em um estágio intermediário/avançado;
  • Empresas que adotam Marketing de Conteúdo geram 2,2x mais visitas e 3,2x mais Leads;
  • Quem produz mais de 13 conteúdos mensais, conquista em média 4,2 vezes mais visitantes;
  • 60,6% preveem aumentar o investimento na estratégia.

Como a Abraind faz Marketing de Conteúdo para sua indústria?

Não basta fazer um blog e sair escrevendo conteúdo de qualquer forma e sem qualquer planejamento! A Abraind conta com uma metodologia própria, desenvolvida com a premissa das mais diversas expertises, para aperfeiçoar e melhorar o seu processo cada vez mais.

Nossa base, antes de qualquer coisa, é construída em três pilares que sustentam o sucesso de nossos clientes:

Público-alvo

Estratégias

Posicionamento

Ou seja, para construir posicionamento eficiente e estratégias assertivas, precisamos ter o conhecimento aprofundado do público alvo a partir da investigação frequente.

Só assim seremos capazes de construir e aperfeiçoar constantemente as personas. Acreditamos que ela nunca é boa o suficiente para que não possa ser melhorada.

Será através da atuação de especialistas multidisciplinares que consolidaremos, cada vez mais, as estratégias. Buscamos as melhores colocações para o seu negócio de maneira coerente com seus objetivos. Tudo isso com base na construção de um posicionamento forte.

Para que todo esse processo aconteça, iremos muito além da construção de conteúdo. Ou seja, atuaremos em várias frentes como:

  • Cadência nas postagens;
  • Planejamento de Pautas;
  • Otimização do texto para a Google;
  • Diversificação do tipo de comunicação.

Para acrescentar, conteúdos ricos como E-books, infográficos, templates, planilhas webinars práticos, vídeos, tutoriais, kits, conteúdo para websites, catálogos digitais e muitos outros, podem ser aplicados para obter aumento do engajamento dos clientes. Assim como para colaborar com a redução de custos de suporte e atendimento, evitando a desistência dos clientes e os deixando satisfeitos.

Infográficos

eBooks

Ferramentas

Kits

Planilhas

Templates

Tutoriais

Vídeos

Webinars

Basicamente, o papel dessa ferramenta é pegar os leads pela mão e levá-los adiante no processo de compra. Por isso é tão importante ter um conteúdo que ajude o cliente a entender o seu problema, a ter as possíveis soluções e até os critérios para a tomada de decisão.

A Abraind se preocupa em gerar resultados significativos. Sabemos que um cliente satisfeito e engajado continua usando a solução, além de recomendar para pessoas de sua rede, que tenham necessidades parecidas. A Abraind planeja, estuda e executa, de forma criteriosa, a necessidade de cada cliente.

Ficou interessado? Então conte conosco e aperte o play na construção das suas estratégias de Marketing de Conteúdo.

Ficou interessado?

Então conte conosco e aperte o play na construção das suas estratégias de Marketing de Conteúdo.

Ao informar meus dados, eu concordo com o Aviso de Privacidade e com a Política de Cookies.