Case Inbound Marketing - Haco

Sobre a HACO

A Haco é uma empresa mundialmente conhecida pelos seus produtos de identificação de marca a serviço da moda. Há 90 anos no mercado, sempre se destacou pela capacidade criativa, tecnológica e fabril. A Haco está ao lado dos principais estilistas e criativos do mercado de moda nacional, levando criatividade e inovação em seus produtos.

O problema

A Haco sempre investiu muito no setor de marketing e em ações estratégicas para o mercado em que atua. Após aplicar algumas ações de marketing digital com parceria com influencers, por exemplo, a Haco nos procurou para entendermos melhor o que a persona deles procura na internet e com isso melhorarmos o posicionamento digital orgânico da marca com palavras-chaves que estejam relacionadas as principais dores da sua principal persona, o/a estilista.

A solução encontrada pela LABRA

Com o relato do Diretor de Marketing sobre a necessidade de posicionamento digital da Haco, bem como entregar conteúdo de qualidade para a persona, imediatamente identificamos que poderíamos auxiliar a posicionar a marca de forma orgânica. Com isso, apresentamos a estratégia de Inbound Marketing, que é a forma como ajudamos indústrias a crescerem e se destacarem no mercado.

O ponto inicial apresentado por nós foi: redesenhar a persona da marca com base no que eles já tinham. Neste processo, conversamos com os representantes mais antigos da marca para entender algumas dores e dificuldades. Finalizamos esta etapa com um questionário realizado com perguntas chaves sobre o setor/negócio sendo disparado para os principais estilistas que apoiam a marca.

Após a análise da persona, criamos um novo perfil e identificamos as principais dores, desafios e desejos, para aí então buscar palavras-chaves relacionadas, sanar as dores e tirar as dúvidas de seu público-alvo.

Com esta ação, foi possível criar pautas de conteúdos para blog para cada etapa da jornada de compra que a persona busca. Com esse objetivo, foi criado o blog informativo da Haco, com conteúdos relevantes e úteis para quem acessa.

Além disso, como estratégia trabalhamos com materiais ricos para captação e nutrição dos leads. Já o e-mail marketing foi utilizado para relacionamento com a base de leads que foi segmentada por áreas de atuação, melhorando ainda mais a entrega de conteúdo certo para a pessoa certa.

Inbound Marketing Haco

Resultados obtidos

Quando iniciamos os trabalhos para a HACO e após analisar o seu mercado de atuação, já identificamos um grande potencial pela frente. Nos primeiros conteúdos de blog publicados por nós, percebemos um aumento considerável no posicionamento das palavras-chaves definidas. E ao longo de um ano de trabalho o resultado foi este:

gráfico Palavras-chave

Este gráfico mostra o crescimento orgânico das palavras-chaves relacionadas ao negócio da Haco indexadas na primeira página do Google. Subimos de 25 para 69 palavras-chaves na primeira página do Google, um aumento de 276%.

Outra grande conquista ao longo deste trabalho está relacionada ao trabalho de relacionamento com a base de leads através de e-mails marketings segmentados. O número de cliques dentro das campanhas de e-mail aumentou de uma média de 100 cliques para 650 cliques/mês em links de e-mail. Isso mostra a importância da segmentação de leads e disparo de e-mails que realmente sejam relevantes para quem está recebendo.

cliques em email

Outra necessidade reportada pela Haco para nós, foi a necessidade de captura de contatos para um segmento novo de mercado que a Haco vem atuando, as etiquetas RFID. Como solução inicial para captura de novos contatos, criamos uma página de conversão no site e criamos uma campanha específica com palavras-chaves relacionadas a categoria de Etiquetas RFID. A campanha foi feita no Google ADS ao longo de 6 meses o resultados obtidos foram bem consideráveis, como podem ver nos resultados abaixo:

HACO - Um case de sucesso da Indústria Têxtil no Marketing Digital

As Ações

Ações Implementadas

Os Resultados

Conclusão

Depoimento

HACO - Um case de sucesso da Indústria Têxtil no Marketing Digital

"Através da condução eficaz da Agência Labra conseguimos adentrar no universo do inbound marketing. Nosso produto é único (etiquetas e materiais para identificação de marca), por isso demanda de conteúdo altamente assertivo e direcionado para impactar estilistas e designers de moda, que são hoje a nossa principal persona. Através de um atendimento com know how técnico, a Labra nos conduziu por este processo, apresentando resultados satisfatórios em seu primeiro ano de atuação. Conseguimos reformular nossa persona, lançar o blog e posicionar conteúdos relevantes (de nossa autoria) na primeira página do Google. Estamos construindo nossa autoridade nos assuntos de moda, tornando-nos referência no tema. Queremos ser os primeiros a ser lembrados quando o assunto é moda! E, juntos da Labra, vamos atingir este objetivo em breve."


Osiris Reis

Jornalista e analista de marketing digital da Haco

HACO - Um case de sucesso da Indústria Têxtil no Marketing Digital

Para crescer, deve-se dar o primeiro passo, e ele começa aqui!