O Problema

A Haco sempre investiu muito no setor de marketing e em ações estratégicas para o mercado em que atua. Após aplicar algumas ações de marketing digital com parceria com estilistas e criativos, por exemplo, a Haco nos procurou para entendermos melhor o que a persona deles procura na internet e com isso melhorarmos o posicionamento digital orgânico da marca com palavras-chave que estejam relacionadas as principais dores da sua principal persona, o/a estilista.

A Solução

Com o relato do Gerente de Marketing sobre a necessidade de posicionamento digital da Haco, bem como entregar conteúdo de qualidade para a persona, imediatamente identificamos que poderíamos auxiliar a posicionar a marca de forma orgânica. Com isso, apresentamos a estratégia de Inbound Marketing, que é a forma como ajudamos indústrias a crescerem e se destacarem no mercado.

O ponto inicial apresentado por nós foi: redesenhar a persona da marca com base no que eles já tinham. Neste processo, conversamos com os representantes mais antigos da marca para entender algumas dores e dificuldades. Finalizamos esta etapa com um questionário realizado com perguntas chaves sobre o setor/negócio sendo disparado para os principais estilistas que apoiam a marca.

Após a análise da persona, criamos um novo perfil e identificamos as principais dores, desafios e desejos, para aí então buscar palavras-chave relacionadas, sanar as dores e tirar as dúvidas de seu público-alvo.

Com esta ação, foi possível criar pautas de conteúdos para blog para cada etapa da jornada de compra que a persona busca. Com esse objetivo, foi criado o blog informativo da Haco, com conteúdos relevantes e úteis para quem acessa.

Além disso, como estratégia trabalhamos com materiais ricos para captação e nutrição dos leads. Já o e-mail marketing foi utilizado para relacionamento com a base de leads que foi segmentada por áreas de atuação, melhorando ainda mais a entrega de conteúdo certo para a pessoa certa.

Exemplos de materiais ricos:

Resultados obtidos

Quando iniciamos os trabalhos para a HACO e após analisar o seu mercado de atuação, já identificamos um grande potencial pela frente. Nos primeiros conteúdos de blog publicados por nós, percebemos um aumento considerável no posicionamento das palavras-chave definidas. E ao longo de dois anos de trabalho, o resultado foi este:

Gráfico do Tráfego Orgânico
0%

Aumento de tráfego orgânico.

O tráfego orgânico é o número de acessos que o site recebe de forma orgânica, ou seja, sem necessidade de anúncios pagos. Isso significa que, quanto mais acessos orgânicos um site tem, mais facilmente ele é encontrado nas buscas do Google, gerando mais tráfego no mesmo.

O gráfico mostra a evolução nos acessos orgânicos. Em Julho de 2019, a média mensal de acessos orgânicos era de 2.628. Já em Maio de 2021, após o aumento na criação de conteúdos para o blog, sendo esses, um artigo publicado semanalmente, totalizando quatro conteúdos durante o mês, chegamos a um tráfego mensal de 8.088. Um aumento bastante expressivo, de 308% comparado a Julho de 2019.

Palavras-chave orgânicas

Qual empresa não gostaria de ser encontrada pelo seu cliente ideal na primeira página do Google, não é mesmo?

Mas você sabe o que são as palavras-chave orgânicas? São termos que buscamos quando queremos fazer alguma pesquisa no Google. Elas vão auxiliar na indexação das páginas e no posicionamento. Além de terem extrema importância para a otimização de sites ou de uma página.

As palavras-chave também se encontram em conteúdos de blog. Elas são importantes para a definição de uma pauta e para a produção do texto.

Mas para definir e posicionar essas palavras, é necessário sempre fazer uma procura com o auxílio de algumas ferramentas que fornecem informações como volume de busca, custo por clique, entre outros dados.

Depois disso, deverá ser trabalhado em cima das palavras-chave através de conteúdos relevantes que ajudaram na indexação delas. Mas para que seja possível, aqui na Abraind elaboramos um planejamento de pauta com o foco na persona do cliente. E não foi diferente com a HACO.

Através de pesquisas de palavras-chave, definição de temas, o planejamento de pauta foi realizado em conjunto com o cliente para que o objetivo sempre seja alcançado.

Este trabalho para Haco foi bastante eficaz, gerando os seguintes resultados:

0%

Aumento de palavras-chave na 1ª página do Google.

0%

Aumento de palavras-chave totais indexadas no Google.

Gráfico das Palavras-chave orgânicas
  • Top 3: 3 primeiras posições da primeira página do Google;
  • 4-10: Entre 4ª e 10ª posição da primeira página;
  • 11-20: Palavras-chave posicionadas na 2ª página do Google;
  • 21-50: Palavras-chave posicionadas entre a 2ª e 5ª página;
  • Palavras-chave posicionadas entre a 5ª e 10ª página do Google.

No gráfico e tabela acima, é possível avaliar o crescimento de palavras-chave distribuídas por números de página.

Em Julho de 2019 a Haco contava com 35 palavras-chave na 1ª página do Google. Já em Maio de 2021, o número de palavras é de 139, um aumento de 290% em relação ao período anterior.

Além disso, é importante avaliar o número total de palavras-chave indexadas ao longo das 10 primeiras páginas do Google. A Haco subiu de 505 palavras-chave para 3.100 em 2021, um aumento de 615% em relação ao período avaliado de 2019.

Quer transformar sua empresa em um case de sucesso em Marketing Industrial também?

Converse com um especialista!