Marketing Industrial

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Marketing Industrial: a melhor estratégia para sua indústria.

O marketing industrial já é um assunto amplamente debatido no Brasil, mas na prática, será mesmo que todas as empresas do setor conseguem se reinventar todos os dias e obter resultados satisfatórios com as suas estratégias?

O fato é que fazer marketing para indústria requer especialização e conhecimento aprofundado no setor, diferenciais que muitas empresas não percebem e acabam insistindo em estratégias rasas e muito generalizadas.

Por isso, como especialistas em marketing para indústrias e com diversos cases de sucesso no Brasil, convidamos você a ler até o final e entender melhor como uma estratégia focada em marketing industrial pode mudar todos os resultados de seu negócio. Vamos conferir?

O que é marketing industrial?

A ideia do marketing é de promover um negócio, independente da área de atuação, atraindo novos clientes e fidelizando aqueles que já consomem seus produtos.

Com o avanço da comunicação e das tecnologias, surgiu o conceito de Marketing Digital, que por sua vez defende o mesmo objetivo, porém com uma amplitude muito maior de atuação e de poder, se baseando sempre em novas tendências, canais e estratégias modernas e extremamente dinâmicas.

Já o Marketing Industrial surge como uma alternativa exclusiva para o setor produtivo, atuando em uma relação B2B (Business to Business), ou seja, de empresa para empresa, bem diferente das estratégias convencionais que focam apenas no consumidor final.

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Marketing convencional não é Marketing para indústrias

Em plena Era tecnológica, conceitos como Indústria 4.0 e Marketing Industrial já fazem parte do cotidiano do setor, mas na prática, nem todas as empresas conseguem acompanhar tais tendências.

“Mais da metade das empresas brasileiras que investem em Marketing Digital tem dificuldades de definir suas estratégias”

Para provar isso, basta notar o seguinte: apesar desses assuntos já serem amplamente debatidos e bem conhecidos no mercado, pesquisas apontam que mais de 50% das empresas ainda têm dificuldades para definirem suas estratégias e a indústria aparece como um dos setores que mais “tropeça” nesta questão.

Mas o porquê disso? Uma das principais razões está associada à falta de especialização e à insistência em estratégias gerais e convencionais.

Marketing para indústria precisa ter foco, não pode abordar assuntos de forma rasa e generalizada, tem que dialogar com um público especialista, exigente e que conhece aquilo que a sua empresa está oferecendo.

Ou seja, marketing para indústria com resultados reais precisa ser, exclusivamente, Marketing Industrial!

Quais são as suas estratégias de Marketing Industrial?

Fazer marketing para indústria requer planejamento, acompanhamento e, principalmente, muita especialização. Pensando nisso, como bons especialistas em Marketing Industrial, nós destacamos alguns fatores essenciais que a sua empresa pode investir e começar a analisar o crescimento dos resultados. Vamos conhecer algumas dessas estratégias?

Definição de uma persona

Definir uma persona é o ponto de partida de qualquer campanha, porém, quando se trata de marketing digital para indústrias, essa tarefa pode ficar um pouco mais complexa. Afinal, como falamos lá em cima, o marketing industrial lida com uma relação B2B, ou seja, na qual é preciso entender os desejos e as dores de toda uma empresa e não apenas de um consumidor final.

Com isso, fica evidente que uma estratégia de marketing industrial já começa muito mais exigente do que qualquer outra e precisa ser definida, levando-se em consideração os mínimos detalhes para se chegar a uma persona ideal e mais próxima possível da realidade.

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Otimização do site

Ter um site bonito e informativo não basta como estratégia de marketing digital para a sua indústria! Ele precisa ser responsivo e deve funcionar como um canal de vendas para o seu negócio.

Será que o seu site só está sendo acessado por aqueles clientes que receberam um cartão de visitas de um de seus representantes comerciais? Nas pesquisas do Google, ele nem aparece como referência nas primeiras páginas? A navegação online é responsiva? Enfim, todas essas e muitas outras questões são imprescindíveis dentro de uma campanha de marketing industrial e precisam contar com as estratégias ideais para tornar a sua presença online muito mais ativa e, claro, mais eficiente.

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Criação de conteúdos úteis

Sua indústria já tem um blog próprio, atualizado e com conteúdos interessantes para a persona? Essa estratégia também é indispensável para a sua campanha de marketing industrial e pode trazer resultados incalculáveis para o negócio.

Afinal, o blog é um canal fundamental para transmitir informações relevantes aos seus clientes, aproximar a sua marca com o público, e o melhor, converter novos leads para o seu site.

Mas para isso não basta apenas criar textos! É preciso focar na qualidade, dialogar de verdade com o leitor, trabalhar métricas específicas, se tornar referência, informar, convencer e vender. Portanto, é preciso ser feito por especialistas em marketing industrial!

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Atuação nas redes sociais

Assim como o site e o blog, as redes sociais são canais importantíssimos dentro de uma campanha de marketing. Afinal, hoje, as empresas não apenas estão presentes nessas plataformas, como também as utilizam para se comunicarem ou até venderem seus produtos e serviços.

Porém, quando se fala em redes sociais para as indústrias, que as ações trabalhadas são B2B, elas têm um impacto menor nas vendas. Mas por quê? Porque quando o cliente busca informações sobre o produto que determinada indústria oferece, ele geralmente irá procurar em outros canais diferentes, como o Google.

Mas isso não quer dizer que não se deve investir em redes sociais no marketing industrial. Utilizando a estratégia eficaz, ainda irá proporcionar uma aproximação do público, e irá reforçar a imagem de sua marca no mercado.

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Criação de materiais de conversão

Imagine que, nesse exato momento, milhões de pessoas no mundo estão procurando informações na internet sobre um assunto ou um produto que a sua empresa domina ou oferece.

E se a sua empresa disponibilizasse um material completo, interativo e informativo com tudo aquilo que essas pessoas estão buscando? Seria perfeito, né? Pois essa é uma das estratégias de marketing para indústrias que mais funcionam e podem fazer parte de sua campanha.

Agências especializadas em Marketing Industrial oferecem e-books, landing pages, infográficos e inúmeros outros materiais de conversão, focados naquilo que a sua persona busca e, no final, a sua empresa surge como uma solução ideal para suprir as necessidades.

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Acompanhamento dos resultados

O marketing digital para indústrias é uma estratégia constante e extremamente dinâmica. Conquistar um bom ranqueamento no Google, ter um site responsivo, manter os acessos no blog e as redes sociais atualizadas são tarefas que precisam ser frequentes e contínuas.

Além disso, é fundamental acompanhar os resultados de cada estratégia aplicada, buscando sempre apontar os principais acertos e agir de forma mais focada.

E quem faz isso? As agências de marketing industrial também realizam esse monitoramento e orientam as empresas onde e quando agir para gerar melhores resultados sempre

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Por que investir em marketing industrial?

Da mesma forma como a Indústria 4.0 revolucionou o setor produtivo do mundo inteiro, o marketing industrial segue como uma tendência essencial para as empresas desse ramo, possibilitando que elas acompanhem a modernização e a evolução de todo o mercado.

Não investir nessa estratégia é fadar o seu negócio ao atraso ou permitir que a concorrência decole muito a frente.

“Indústrias que investem em Marketing Digital faturam mais”

Definir bem e escolher as estratégias certas de marketing para a sua indústria pode trazer resultados incalculáveis, aumentar sua produção, fortalecer a sua marca e até mesmo tornar a sua empresa uma referência naquilo que faz.

Apenas para entender melhor sobre o poder do marketing digital para indústrias, destacamos algumas das vantagens indiscutíveis que ele proporciona. Confira!

  • • Aumento contínuo de acessos ao seu site;
  • • Estratégias muito mais eficazes de aproximação com o seu público;
  • • Poder de fidelização dos clientes;
  • • Geração de conteúdos exclusivos, únicos e realmente interessantes para o seu público;
  • • Confiabilidade na sua marca e no seu produto;
  • • Maior visibilidade de seus produtos e serviços;
  • • Conversão de mais clientes;
  • • Aumento de vendas;
  • • Otimização da comunicação com os clientes;
  • • Abertura de novos canais de vendas e de comunicação.

E como gerar mais resultados com marketing digital para indústrias

Todas as dicas que você acabou de conferir são, de fato, imbatíveis e aplicadas pelas principais empresas no mundo inteiro. O poder do marketing digital para indústrias é indiscutível e gera resultados incalculáveis para o negócio.

No entanto, como reforçamos diversas vezes ao longo do texto, fazer marketing industrial requer especialização e muito conhecimento para a elaboração e aplicação das estratégias ideais.

“Seus resultados serão muito melhores com uma agência especializada em Marketing Industrial”

Ou seja, para ter resultados realmente satisfatórios, apenas agências de marketing digital são capacitadas para isso e podem criar campanhas relevantes e com retornos positivos.

A especialização e a experiência em marketing para indústrias é o grande diferencial dessas empresas e são esses os fatores que vão possibilitar o crescimento e o sucesso das estratégias de sua empresa.

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Agência Labra: resultados com quem é especialista em marketing industrial

A agência Labra é a principal referência nacional quando o assunto é Marketing Digital e Inbound Marketing para indústrias. Com uma equipe 100% especializada no setor produtivo e uma metodologia própria de atuação, a Labra já garantiu resultados incontáveis para inúmeros clientes, aumentando a participação online de seus sites, blogs e redes sociais e, claro, contribuindo para o aumento das vendas e lucros.

Portanto, se quer resultados de verdade com a sua campanha de marketing industrial, não deixe de conversar com um de nossos especialistas e torne a sua empresa a principal referência naquilo que propõe.

Conheça alguns de nossos trabalhos

Trabalhos da Agência Labra
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