Case Inbound Marketing - Engecass

Fabricar e distribuir equipamentos automotivos no mercado brasileiro não é fácil. Além da necessidade constante de inovação e manutenção de qualidade, os brasileiros são culturalmente apaixonados por seus carros, sendo necessário lidar com a alta competitividade que, por sinal, não para de crescer.

A Engecass Equipamentos Industriais, localizada na cidade de Rio do Sul estado de Santa Catarina, está há mais de 22 anos atuando na fabricação e comercialização de equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias de todo o país, e sabe bem dos desafios enfrentados no setor.

Durante a sua trajetória, a Engecass enfrentou inúmeras dificuldades, passando por mudanças estratégias para se manter forte no mercado. Neste sentido, em meados de 2016, após um novo planejamento, definiram novas frentes de trabalho para o comercial da empresa com a intenção de aumentar a sua área de abrangência e aumentar o número de vendas para obter, principalmente, uma maior lucratividade.

Case Engecass

As Ações

A LABRA já realizava alguns trabalhos off-line para a Engecass e, por uma questão estratégica e de oportunidade de mercado, apresentamos a eles a metodologia do Inbound Marketing. Essa metodologia veio de encontro ao que precisavam: melhorar o seu posicionamento no mercado, aumentar sua base de leads, e consequentemente aumentar suas vendas, sua lucratividade e cada vez mais se tornar referência no mercado.

Foi assim que, em agosto de 2016, a LABRA começou a implementar a metodologia de Inbound Marketing para a Engecass. No contexto do que a empresa necessitava, apresentamos um planejamento sobre as oportunidades de negócios que conseguiríamos trazer e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

Ações Implementadas

Ao longo do período e através de várias ações de marketing digital, juntos, conseguimos:

  • • A criação de um novo site institucional;
  • • Definição das personas;
  • • Otimização constante do site SEO;
  • • Criação de um blog para divulgar conteúdos;
  • • Otimização constante do blog SEO;
  • • Geração de conteúdo, envolvendo artigos e materiais ricos como e-books, checklists, vídeos, entre outros;
  • • Segmentação da base de e-mail atual;
  • • Páginas de conversão (landing pages, formulários e call-to-actions);
  • • Jornadas de compra;
  • • Ações em mídias sociais;
  • • Ações com e-mail marketing, para a base atual segmentada e novos leads;
  • • Investimentos em mídia paga;
  • • Geração de leads qualificados;
  • • Implantação de um CRM no setor comercial com integração com a plataforma de marketing digital;

Os Resultados

Podemos afirmar, que com todas estas ações e estratégias aplicadas, conseguimos atender as expectativas da Metalcava superando a projeção de geração de novos negócios que havia sido proposto desde o primeiro mês de trabalho.

Ressaltando que, neste período de trabalho aplicando o Case Inbound Marketing, foram obtidos os seguintes resultados:

Aumento nos visitantes únicos do site

800%

Aumento nos leads gerados

350%

Aumento nas vendas

17%

Aumento nas oportunidades geradas

850%

Taxa média de conversão em landing pages

19%

Taxa média de abertura nas campanhas de e-mail

15%

Conclusão

Depoimento

Case Engecass

“A Engecass está bem satisfeita com o trabalho desenvolvido pela LABRA. Um trabalho bastante profissional, que ajudou a Engecass a se aproximar do cliente.”


Paulo da Cass

Diretor, Engecass

Case Engecass

Para crescer, deve-se dar o primeiro passo, e ele começa aqui!